Definições e Glossário


Return to Introduction  Previous page  Next page

Nomes e termos que podem aparecer no sistema:
   
Ala
   Divisão dentro da Planta que define um prédio, bloco ou área específica. Exemplo: Ala 20, Ala pintura, etc.
   
Bloqueios   
   São os bloqueios que podem ser feitos no sistema para evitar que os agendamentos sejam feitos em horários de almoço, jantar, lanche, troca de turno e horários específicos de manutenção ou indisponibilidade das docas. É possível bloquear horários de uma doca específica indefinidamente ou por um dado período.

Box
   O mesmo que doca. Pode ser o local demarcado no chão, a plataforma de descarga ou a baia. O número de Box significa a quantidade de veículos que podem ser descarregados ao mesmo tempo. Os boxes são parametrizados por tipo de veículos, tipos de operação que atendem, horários de trabalho e duração de cada descarga.

Cartão Magnético
   O mesmo cartão de controle de acesso do Ronda que serve para alterar os status dos veículos em cada etapa.

CIF
   
Modalidade de transporte na qual o próprio fornecedor é responsável pela entrega das peças nas fábricas da Volkswagen, seja pela sua frota própria ou contratando terceiros. O preço da peça negociado já embute as despesas de transporte e seguro. Neste caso quem agenda a entrega é o próprio fornecedor.

CNT
   Modalidade de transporte na qual a Volkswagen é responsável pela coleta das peças no forncedor e sua entrega nas fábricas da Volkswagen, seja pela sua frota própria ou contratante terceiros. O preço da peça negociado não embute as despesas de transporte e seguro, ficando a cargo da VWT. Neste caso quem agenda as coletas e a entrega é a transportadora que faz parte do CNT.

Conta Débitos   
   São as contas contábeis para indicar quem pagará as viagens pedidas nas Solicitações Especiais.

CVA   
   Significa Controle de Veículos Alugados. Toda viagem de responsabilidade da Volkswagen Transport é identificada por um único número seqüencial que é o CVA. Os CVAs são a base para o agendamento e monitoramento do sistema. Cada CVA é único, e identifica a viagem, a planta, à transportadora, rotas, peças, quantidade, embalagens e é a base para o pagamento de fretes pelo sistema GKO.

Depósito   
   Local onde ficam armazenadas as peças e embalagens nas plantas. No sistema, existe uma amarração das peças que estão em cada depósito (através de interface com o Pluma) e quais as docas que atendem cada depósito. Desse modo o sistema já define para qual doca direcionar a carga e os horários disponíveis.

Disponente   
   Funcionário da Volkswagen responsável pela disposição de material (peças) para as linhas de produção. É ele quem solicita as peças para os fornecedores pelo Release e tem interesse em acompanhar a situação das viagens e dos agendamentos em tempo real para evitar que as peças fiquem críticas e afetem a produção.

Doca   
   O mesmo que box. Pode ser o local demarcado no chão, a plataforma de descarga ou a baia. O número de docas significa a quantidade de veículos   ue podem ser descarregados ao mesmo tempo. As docas são parametrizadas, por tipo de veículos, por tipo de operações que atendem, por horários de trabalho e duração de cada descarga (intervalo de carregamento).

Embalagem   
   O mesmo que vasilhame. Conhecidas como Caixas plásticas, racks, cestos aramados, pallets etc. Cada peça que vem para a Volkswagen normalmente vem acondicionada em embalagens específicas visando sua melhor movimentação, proteção e segurança. Alguns tipos de embalagens:
Embalagens Especiais Retornáveis: Embalagens destinadas ao acondicionamento e transporte de um único tipo de peça. Exemplo: Rack de pára-choques.
Embalagens Universais Retornáveis: Embalagens padronizadas destinadas ao acondicionamento e transporte de vários tipos de peças. Exemplo: Caixas Plásticas, etc.
Embalagens Descartáveis: Embalagens utilizadas uma única vez permitindo descarregamento e movimentação mecanizada, geralmente utilizada para exportação.
   Os retornos de embalagens da Volkswagen para os fornecedores também são agendados para que se tenha visão deste processo. No cadastro de embalagem é possível obter todos osdaos da embalagem como por exemplo: descrição, código, dimensões, peso, se é desmontável, dimensões quando desmontada, tipo, valor e foto. Também estão amarradas a quantidade em estoque em cada Planta e quanto pode ser transportado na embalagem para cada produto. Todas as informações e interfaces são originadas com o sistema LISON.

Fidelidade da Solicitação   
   Relatório que mede se as solicitações e releases estão sendo cumpridas e quais os desvios

GKO Fretes
   Sistema para controle de fretes e pagamentos da empresa GKO Informática que está integrado com o MONILOC.      

Gravação TXT   
   O sistema grava no registro de log todas as interfaces com outros sistemas (Pluma, GKO, e-mail para transportadoras etc) em arquivo texto que são geradas de modo que possam ser consultadas vias sistema, quando foi gerado o arquivo, para quem e quando foi enviado.

Horário de Trabalho   
   Define os horários que as docas estão disponíveis para os agendamento de acordo com as parametrizações de cada planta. Exemplo: das 8:00 até as 22:00 horas.

Indicadores
   
São índices de performance que traduzem o desempenho do processo através do valor ideal (meta) e o valor realizado.

ASN
   Sigla de Advice Shipping Note. Significa Aviso antecipado de Embarque. Basicamente é um arquivo eletrônico que os fornecedores enviam a Volkswagen antes do embarque contendo os dados da Nota Fiscal.

Confirmações de Agendamento
   E-mail automático que é gerado e enviado aos usuários cadastrados no contato da transportadora confirmando que o agendamento foi aceito.

Intervalo
   
Intervalo de descarga. É o tempo médio para parametrizar a duração das descargas em cada doca. Este parâmetro define quantos veículos podem ser atendidos no período. Exemplo: Se o período de trabalho de uma doca é de 24 horas por dia e o intervalo de 01:00 hora, a capacidade de recebimento desta doca é de 24 veículos por dia.   

Leitura TXT
   Histórico de todas as leituras de interfaces via arquivo texto que o sistema executa. Útil para consultar se o arquivo foi lido, quando, se foi aceito, recusado e o motivo.

LISON
   Sistema de gerenciamento de embalagens e vasilhames. Sigla do alemão "Ladungsträger Informations System ONline".

Local de Carregamento
   
Planta da Volkswagen.

Motivos de recusa CVA
   
Motivo padrão de erros que podem acontecer na leitura dos CVAs automáticos.   

Não-conformidade   
   
Problema que pode acorrer em qualquer etapa do processo e que deve ser registrado para est.

Ocorrência   
   
O mesmo que não-conformidade

Planta   
   Cada unidade industrial ou fábrica. Exemplo: Planta da Anchieta, Taubaté, etc

Interplantas
   Tipo de transporte de transferência de material entre uma fábrica e outra.

Interfaces
   Integração para compartilhamento de dados entre sistemas. Atualmente o MONILOC tem interfaces com o Pluma, com o Ronda, com arquivos texto em Layout padrão recebidos via Email e com o LISON

Pluma   
   
Sistema de WMS (Warehouse Management System) desenvolvido pela Gedas da Espanha para controle de inventário e gerenciamento de armazenagem.

Ponto de Leitura   
   Identificação do ponto de coleta de dados do sistema Ronda.

Produto
   Peças, materiais e componentes recebidos pela VW.

Reagendamento
   Significa cancelar um agendamento e programá-lo novamente.   

Recebimento   
   Local para recebimento de cargas para cada Ala. Pode conter várias Docas.

Release   
   Programação das chamadas de peças que é enviada aos fornecedores e transportadoras pleo sistema SUPRI.

Ronda   
   Sistema de controle de ponto e acesso de pessoas na fábrica. Será responsável por alimentar o MONILOC informando as posições e status do veículo dentor da fábrica.   

Setor   
   Divisão existente no sistema para agrupar os usuários por categoria e tipo de acesso. Exemplo: Setor Fornecedores, Setor Transportadoras, Setor Disponentes, Setor VWT Operações, etc.

Solicitação Especial   
   Formulário que pode ser preenchido tanto pelos disponentes quanto pelos fornecedores para solicita viagens extras, viagens emergencias, viagens kanban e viagens adicionais que não estejam previstas no Release. Quem deve fazer a solicitação é especial é sempre o responsável pelo débito da viagem. Este formulário é encaminhado à VWT que analisa e encaminha às transportadoras.

Tempo de Confirmação ou Check-In   
   Parâmetro para cada Planta que define o tempo padrão entre o veículo chegar na portaria (Gate) e começar a primeria descarga efetivamente. Seria mais ou menos o mesmo que o tempo de Check In existente nos aeroportos. Exemplo: Se o agendamento está reservado para as 11:00 AM na doca 1, e o tempo de Check In está parametrizado em 20 minutos, o horário de apresentação na portaria (Gate) será às 10:40 AM.

Tipo de Carregamento   
   Tipo de equipamento usada na descarga. Pode ser ponto rolante, empilhadeira, manual, etc. Serve para a seleção da doca mais adequada para cada descarga.

Tipo de Veículos   
   Tipo de veículo usada na viagem. Pode ser por exemplo: Carreta 2 eixos, Carreta 3 eixos, Carreta Sider (sem distinção de eixos), Furgão, saveiro, etc. Útil para estatísticas e para pagamento de fretes às transportadoras. Serve também para a seleção da doca mais adequada para cada descarga.

Tipo de solicitação   
   Classificação usada no preenchimento do CVA e da Solicitação Especial para efeitos estatísticos e de pagamento de frete. pode ser Kanban, JIT, Emergencial, Release, Extra etc.

Tipo de Fornecedor
   Classificação no cadastro de fornecedor para identificar se ele é CNT ou CIF para cada Planta.

Tipos de Emails   
   Tipos de email que o usuário pode e deve receber. Somente usuários autorizados podem alterar esses tipos de emails que cada usuário está habilitado no cadastro de usuários.

Usuário   
   Cada pessoa habilitada com login e senha no sistema define um usuário com perfil específico para as telas que estão ligadas às suas atividades. Somente usuários autorizados podem cadastrar novos usuários e dar manutenção nos existentes na tela de cadastro de usuários.

Usuários Efetivos   
   Opção no relatório de acessos para pesquisar quais usuários tiverem num dado período um número de acesso superior a um parâmetro. É possível por exemplo obter a seguinte informação: usuários que acessaram o sistema MONILOC mais de 30 vezes no mês de outubro/03.

Vasilhame   
   O mesmo que embalagem.


 


Fábio Lotufo Logística e Processos.
© 2003 Fabio Lotufo Logística e Processos Ltda.